Completando 25 anos de atuação, a Baterge é um exemplo notável de empreendedorismo nacional bem-sucedido. Afinal, a empresa conta com 3 grandes centros logísticos alugados, já comercializou mais de 1 milhão de baterias e contabiliza mais de 300 clientes atendidos no segmento de soluções em baterias de linha pesada para os diversos segmentos do transporte brasileiro.
“Tudo começou com meu avô, que ensinou meu pai a reformar baterias. Depois de experiências mal-sucedidas em algumas empresas do ramo, ele decidiu abrir o próprio negócio. Eu e meu irmão nos juntamos a ele e começamos cedo, com 12 e 14 anos, reformando baterias em um espaço reduzido. O tempo passou, migramos da produção para o ramo de distribuição e consolidamos um papel de referência no mercado nacional nos últimos 10 anos”, explica Vinicius Drumond, sócio e diretor comercial da Baterge.
Sob liderança da segunda geração da família Drumond, a empresa vem se destacando também pela ousadia e pioneirismo na gestão comercial do negócio. Para impulsionar o crescimento sustentável, a Baterge encontrou na Econodata uma parceira estratégica.
“Busquei uma plataforma que permitisse encontrar informações de forma rápida e fácil, sem a necessidade de apertar muitos botões para otimizar o tempo e a produtividade do meu time de vendas. Essa é a cereja do bolo da Econodata: ajudar a construir um processo de prospecção de maneira inteligente. Ela não vai fazer um milagre para você, mas vai te dar o direcionamento correto. Quando a gente tem essa direção, isso economiza muito tempo e dinheiro também”, afirma.
Dados assertivos e filtros precisos: diferenciais da Econodata
Antes de investir na plataforma premium, Vinicius relata que teve algumas experiências com alguns concorrentes da Econodata. O resultado?
“Os dados oferecidos e a precisão do filtro de quantidade de funcionários fizeram muita diferença na hora de escolher a Econodata. Para se ter uma ideia, o primeiro concorrente que abordei não tinha esse filtro. Já o segundo até tinha, mas o sistema deles não trazia a informação precisa como a Econodata apresenta”, revela Vinicius.
Outros diferenciais citados pelo executivo referem-se à organização e precisão na hora de apresentar os resultados de uma pesquisa de prospecção.
“Testando um dos concorrentes da Econodata, percebi que quando você faz uma pesquisa, é comum acontecer uma mistura grande de empresas. Por exemplo, queria filtrar empresas de São Paulo, estado de SP. Aí o resultado trazia empresas que não eram de São Paulo. O que me incomodou demais foi o medo de perder um potencial cliente que deveria estar naquela pesquisa e não localizamos pela desorganização do sistema. Então, isso não é trabalhar de forma inteligente, pois buscamos a certeza que a Econodata tem nos trazido de maneira bem efetiva.”
De cada 10 leads, 5 viram vendas efetivas
Além do trabalho inicial de inteligência de mercado, onde são definidos o perfil de cliente ideal e os melhores mercados a serem prospectados, Vinicius destaca a qualidade dos leads gerados pela plataforma.
Os números impressionam. Em apenas 3 meses de uso, a Baterge já conseguiu aumentar em 50% sua taxa de fechamento em vendas.
“Para se ter uma ideia, uma unidade de bateria custa em média R$800. Uma empresa de transportes, com uma frota de 2 mil carros, consome cerca de 100 baterias por mês. Uma venda dessas garante uma recorrência mensal de R$90 mil. Por isso, a Econodata tem nos ajudado a transformar em realidade o sonho de crescermos exponencialmente nos próximos meses”, revela Vinicius.
Tudo isso turbinado pela construção e manutenção de um processo de prospecção inteligente.
“Depois de 25 anos de muita luta, aprendemos a trabalhar de forma inteligente. Paramos de atirar para tudo quanto é lado e focamos em mapear os melhores segmentos e a gerar os leads certos. Hoje, de cada 10 leads gerados pela Econodata, fechamos com 5. Por que? O nosso foco principal não é a quantidade, mas a qualidade daquele lead. Então, não me importo de descartar o que for preciso descartar”, explica.
Elementos essenciais para implementar um processo de prospecção inteligente
Com propriedade para analisar o mercado, Vinícius ressalta que implementar processos de prospecção inteligente se tornou essencial para o crescimento das empresas do ramo de transportes.
“É importante investir em um software organizado e eficiente para agilizar o processo de vendas e atender às necessidades do seu público-alvo, composto por diretores de empresas de ônibus e caminhões. Isso permite uma abordagem direta e personalizada ao entrar em contato com os decisores das empresas para oferecer um produto que chame a atenção e gere interesse”, ensina.
Em termos operacionais, além da adoção de uma plataforma de prospecção B2B, o stack de vendas deve incluir também a escolha de um bom CRM.
“Hoje, usamos a Ploomes. Ele é mais objetivo. É mais interativo e resolve o feijão com arroz na área, pois é só chegar e anotar as informações sobre os clientes. Nosso próximo passo é integrar a Econodata com a Ploomes, pois sabemos que já existe a possibilidade de integração nativa entre as plataformas.”
O sucesso da Baterge demonstra a viabilidade de modernizar processos de vendas em empresas tradicionais e familiares, através da inteligência de mercado, geração de leads e prospecção ativa.
Baterge aumenta em 50% sua conversão em vendas com o uso da Econodata